Prefeitura de Trajano de Moraes

SAÚDE MUNICIPAL DE TRAJANO OFERECE AOS ALUNOS DA REDE DE ENSINO PALESTRA EDUCATIVA SOBRE HIGIENE BUCAL

Ensinar hábitos de higiene bucal para crianças, levando em consideração a importância da escovação após as refeições, mostrando de forma lúdica os benefícios, e também, os problemas causados pela falta deste hábito. Para muitos, isso parecer ser uma tarefa fácil – certo? Mas para uns uma ação difícil de ser executada no dia a dia. O ato de escovar os dentes corretamente virou pauta, e tema de palestra nas escolas da rede municipal de ensino em Trajano de Moraes.

Recentemente o dentista e coordenador da área na Secretaria Municipal de Saúde, Fabrício Matoso ensina o passo a passo aos baixinhos a fazer uma escovação certa, e importante. Para ter uma boca saudável é preciso investir em prevenção, defende ele. Pensando nisso, é que a prefeitura está realizando visitas nas escolas orientando

 

os alunos da rede municipal, através do programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde. “Estamos fazendo a avaliação bucal e repassando informações sobre prevenção para as crianças, frisando a importância da escovação e alimentação”, explicou o médico dentista Fabrício Matoso, destacando ainda que seja preciso proporcionar ao aluno conhecer e compreender a importância de uma boa higienização bucal, doenças bucais, criar hábitos de higienização e dá autonomia aos alunos na escovação dos dentes.

Muito embora o projeto tenha um cronograma pra a execução, a Saúde Pública de Trajano de Moraes, sob a gerência do secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves, tem feito o seu papel, ou seja, criando um hábito saudável na vida das crianças. Caso haja necessidade, a escola comunica aos pais para que levem seus filhos na Unidade de Saúde para receberem atendimento.

“Temos essa preocupação e trabalhamos desta forma para oferecer aos pequenos uma vida saudável. Essa é uma preocupação do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz desde que assumiram a gestão pública. Os dentes são muito importantes para mastigar os alimentos e deixá-los bem pequenininhos. Imagine se a gente só engolisse a comida, aí quando chegasse no estômago iria demorar mais para digerir”, enfatizou o secretário.

Lucas Esteves, afirmou ainda que o trabalho de prevenção é importante. “Ao receber o atendimento da equipe de profissionais da Saúde, as crianças terão mais facilidade para aprender os cuidados com a saúde bucal”, acredita ele, destacando que a gestão pública municipal vem trabalhando desde o início do governo num conceito de serviço humanizado, procurando sempre fazer mais, e melhor para a população.