O Encontro Regional de Cultura, realizado no dia 8 de abril, teve como objetivo discutir o texto-base para a construção do Plano Estadual de Cultura. O evento teve a participação da secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, e de secretários de Cultura de 15 municípios das regiões Serrana e Centro-Norte Fluminense.
Trajano de Moraes foi representado pelo prefeito Carlinhos Gomes; pela secretária municipal de Educação, Rosseline de Almeida Carvalho; pelo diretor de Cultura, Weber Gomes; e pelos jovens Lourraine Machado (representando a juventude trajanense); Fábio Rodrigues e José Carlos Zago Cardoso, da Sociedade Musical Trajanense.
Durante o encontro, a secretária Adriana Rattes destacou a importância da participação dos segmentos da cultura na construção do plano, enfatizando que o documento está sendo elaborado a seis mãos, através do Executivo, Legislativo e representantes de todo o setor cultural da sociedade civil no estado. Foram realizados, também, debates das propostas do documento, onde secretários de cultura da região e representantes da sociedade civil deram sua contribuição através de sugestões.
O evento também marcou a oficialização do Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura, que vem atuando desde 2010 em busca de soluções para o desenvolvimento cultural da região. No fim, todos saíram satisfeitos.
Segundo a secretária de Educação de Trajano de Moraes, Rosseline Carvalho, o encontro valeu por ser entregue à secretária de Estado, Adriana Rattes, o projeto do Circuito Serrano das Artes, que prevê ações de intercâmbio entre as cidades da Região Serrana, assim levando atrativos e projetos culturais de cada município a toda região.
– Uma de nossas metas será a efetivação do tombamento do patrimônio histórico e cultural do município, como, por exemplo, o conjunto arquitetônico e entorno de São Francisco de Paula, no segundo distrito – disse a secretária de Educação, alertando, ainda, que, através de um trabalho de equipe, vai efetivar a 2ª Tenda Cultural, o 2º Festival de Poesias, a 1ª Festa Literária, o 1º Encontro de Forró Pé de Serra, e o Caipirão (festa junina), que terá a participação de todas as escolas das redes municipal e estadual de ensino.
Fonte: Jornal da Região