Texto e foto: Geraldo Carvalho
Nas suas explicações, Affonso Monerat disse aos secretários de saúde que aquele será o primeiro da rede estadual no tratamento de oncologia e explicou que o projeto busca respeitar o máximo da estrutura existente, preservando algumas qualidades arquitetônicas do espaço.
Já o prefeito Carlinhos Gomes disse que este investimento será um marco regional, onde vê hoje a dificuldade de pacientes viajarem quilômetros na realização de seus tratamentos e com a implantação do Hospital do Câncer em Nova Friburgo, facilitará a cirurgias e aplicação de quimioterapia e radioterapia.
”Agradecemos ao Governo o Estado e sua equipe de saúde por mais esta conquista, visto que cerca de 600 pacientes viajam diariamente ao Rio de Janeiro para realizar seus tratamentos e com esta construção em Friburgo, facilita e adianta a cura, por estarem mais perto de suas casas também.” -analisa o prefeito.
Segundo informações, a nova unidade hospitalar poderá atender 1.920 pacientes por ano; terá 84 leitos clínicos e cirúrgicos; serão realizadas 10.032 sessões de quimioterapias; com 36.000 consultas multiprofissionais por ano, além de empregar 600 trabalhadores regionais.