Sua mordida é dolorida e provoca inflamações no local
O secretário municipal de Defesa Civil, Renato Estellet, destacou o trabalho de preservação de espécies no local. “Nós sempre recebemos animais selvagens capturados, em sua maioria, pelos moradores. A partir daí damos o cuidado necessário e procuramos devolvê-los próximo ao local em que foram encontrados ou de forma mais segura, os locais mais afastados para que o mesmo não volte e ameace”, explicou.
Ainda de acordo com Renato, é importante devolver o animal a natureza para que o mesmo cumpra seu papel no equilíbrio da natureza. “Antes de voltar a seu habitat natural o animal é examinado e considerado saudável. Caso esteja ferido e precisando de cuidados, outro procedimento é feito antes da soltura. Nunca mate o animal, seja ele qual for”, disse.
Essa espécie não é venenosa, mas é capaz de se enroscar em sua preza causando sufocamento e lesões. Sua mordida é bastante dolorida e provoca inflamações. Na natureza ela se alimenta de roedores, muito abundantes em seu habitat natural. “Uma cobra deste tamanho quando adulta, é capaz de fazer de presa até um cachorro”, informou Renato.
Vale ressaltar que é crime ambiental, matar ou caçar animais silvestres, mesmo dentro das cidades, e constitui em pena de 6 a 12 meses e multa. Por isso, avistando um animal como esse e o mesmo, oferecer ameaça, é necessário que informe a Defesa Civil de Trajano por meio dos telefones: (22) 2564-1131 / (22) 2564-2314 / 199.