Texto e fotos: Geraldo Carvalho
O encontro dos criadores foi nos dias 5 e 6 de Dezembro, no grande pátio da Cooperativa e aconteceu Troca-Troca de animais, Festival do Laço e o ponto alto foi a Copa de Marcha que premiou os melhores da raça da região e do município trajanense. Para os organizadores Sérvulo Pires, Saulo Gomes e Rafael Garcês, a cada ano a modalidade da festa cresce e com o apoio da prefeitura e dos patrocinadores, uma grande alegria proporciona aos amantes da raça que mais cresce no país.
Este ano, a equipe de amigos responsáveis da festa do cavalo Mangalarga Marchador, trouxe de Minas Gerais o árbitro Vinícius Dutra, que deu qualidade ao evento e que com técnica e propriedade julgou as provas divididas em cavalos e éguas; muares;mirim e amazonas. E também uma grande disputa final para a escolha do campeão dos campeões.
Com um grande público presente nas dependências da Cooperativa desativada em Visconde de Imbé, foi registrado a participação de diversos Haras do estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde podemos citar alguns como: Haras Areal, Serro Alto, Pais e Filhos, São Jorge, Muladeiro, Rancho Fundo, Tropa 22, Rancho Penedo, Betel (Miraí-MG), Rancho Lopes, 3 H, J C 4, Haras UNIT, Tradição, Santa Rita do Tirol, Relíquia, Clube do Cavalo de Trajano de Moraes, entre outros.
No evento teve a participação do Veterinário Carlos Alberto Siqueira, que deu as entradas e saídas dos exames exigidos para a participação e qualidade de saúde dos animais e no final todos felizes confraternizaram de mais um evento festivo de sucesso no município de Trajano de Moraes.
Vale ressaltar que o prefeito Carlinhos Gomes esteve presente ao evento, assim também como a secretária de Turismo Flávia Natividade e o vereador Hélio Luiz também marcou presença em todos os momentos da festividade do cavalo de Visconde de Imbé. E shows de forró nos dias de festa, alegraram os participantes.
“Só temos que agradecer a todos os nossos amigos que diretamente e indiretamente colaboraram para mais uma festa do cavalo Mangalarga Marchador em Trajano de Moraes.” Disse Fofão, um dos organizadores do evento que marcou o último fim de semana.