A Coordenadora de Imunização, Renata Gomes acompanhou a chegada do material, que já esta de posse da Secretaria Municipal de Saúde. O carregamento de seringas teve o apoio da Polícia Militar. O Governo do Estado do Rio está seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde (MS). O PNI acontecerá inicialmente em quatro fases.
“A Subsecretaria de Vigilância em Saúde nos encaminhou um ofício recomendando que as seringas sejam de uso exclusivo da campanha de vacinação contra covid-19. Agora aguardamos o Ministério da Saúde marcar uma data para que todos estados comecem a vacinação no mesmo dia”, disse o prefeito Rodrigo Viana.
Acredita-se que a quantidade de seringas e agulhas distribuídas pelo Rio de Janeiro corresponda ao mesmo número de doses que serão necessárias para imunizar a população das quatro fases iniciais da vacinação. “A primeira fase da vacinação prioriza os trabalhadores da saúde, a população idosa a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena”, lembrou o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves.
A segunda fase inclui pessoas de 60 a 74 anos. A terceira fase prevê a vacinação de pessoas com comorbidades. “A quarta fase abrangerá professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade”, concluiu Renata Gomes.