O chefe de gabinete, Cláudio Moraes, representou o prefeito Rodrigo Viana e o vice Matias Mendes, que não puderam comparecer por estarem cumprindo agenda de compromissos antes marcada. Durante a oficina foram apresentadas iniciativas de desburocratização, formas de simplificar e agilizar a liberação de alvarás e licenciamento e como funciona atualmente a Redesimples.
A Redesimples é um sistema integrado de abertura e registro de empresas que tem como objetivo facilitar e agilizar o processo de formalização de empresas. “Estamos aqui para entender como funciona atualmente a modalidade. Tenho certeza que esse conhecimento nos ajudará muito no atendimento aqui em Trajano de Moraes”, comentou o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Weber José Gomes.
Vale lembrar que a Redesimples integra a Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Fazenda, Órgãos de Licenciamento, prefeitura e demais entidades envolvidas na formalização de empresas. O objetivo é estabelecer uma entrada única de dados cadastrais e documentos, extinguir a duplicidade de exigências feitas aos empresários/cidadãos e classificar as atividades empresariais de baixo risco, que poderão ser legalizadas sem necessidade de vistoria prévia por parte dos órgãos de licenciamento.
“O Sebrae é o serviço de apoio à micro e pequena empresa e, além de ter a missão de desenvolver as micro e pequenas empresas, entende que essa parceria com a prefeitura é muito importante para ajudá-la a fazer a implantação deste programa”, explicou Necísia Aguiar.