Prefeitura de Trajano de Moraes

AGENTES DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE TRAJANO COMBATEM INCÊNDIO EM PONTE DE ZINCO

O fogo consumiu em Ponte Zinco, localidade do 4º distrito, um espaço de mata e pasto correspondente a três campos de futebol. A informação foi confirmada pelo subsecretário Municipal de Meio Ambiente, Willian Castelani Avila. A ação de combate ao incêndio foi coordenada pelos agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que logo apagaram as chamas e os focos.

Com o período de estiagem, a prefeitura de Trajano de Moraes, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Civil, alertam a população para os cuidados com os focos de incêndio e as queimadas neste período de tempo seco. “Estamos com baixa umidade do ar, causada pelo período de estiagem, e isso ajuda na propagação de incêndios. É preciso ter cuidados”, disse.

Moradores relataram que o fogo alastrou rapidamente sobre a vegetação seca. “É nesse período em que se tornam comuns os incêndios florestais e em terrenos de pasto. É importante que as pessoas evitem a queima, por exemplo, de lixo e da vegetação para a limpeza de terrenos, caso contrário, a fumaça pode ocasionar doenças respiratórias. É preciso ter consciência numa hora dessas”, solicitou.

É importante a população adotar medidas de prevenção e seguir algumas recomendações, caso a propriedade seja atingida pelo fogo. “Como medidas preventivas, é indicado adotar na propriedade a construção e manutenção de aceiros como forma preventiva dentro e nos limites da propriedade. Uma medida importante e indispensável é o monitoramento ou a vigilância contínua da propriedade”, salientou Willian Castelani Avila.