nov 05 2018

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE TRAJANO PROMOVE COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA

A Prefeitura de Trajano de Moraes, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realiza a pouco mais de seis meses no município o projeto Coleta Seletiva Solidária. O projeto piloto começou nas escolas da rede municipal de ensino e em alguns setores da repartição pública. O objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados com o Meio Ambiente. A ação tem aprovação e incentivo do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorginho Diniz.

De acordo com o secretário municipal da pasta, Murilo Felix, o projeto acontece todos os dias nas principais unidades escolares, utilizando o que ele chama de caixas coletoras com divisórias. “Esse é um passo importante para que nossa cidade fique dentro do que é certo. Fazer a coleta seletiva nos dias de hoje é colaborar com o futuro das novas gerações. Tenho observado que os alunos aderiram o projeto e o resultado pode dizer que esta sendo um sucesso”, comentou Murilo.

Mas para que os alunos engajem 100% no projeto, os profissionais da secretaria fazem um trabalho com eles chamado ‘Projeto Aula Verde’. “Ele é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer. O ‘Projeto Aula Verde’ ensina os alunos temas sobre poluição, desmatamento, captura de animais silvestres e entre outras ações que são considerados crimes ambientais. Eles aproveitam o momento para trabalhar nos alunos a conscientização e a importância da preservação do ambiente”, explicou o secretário.

O projeto tem com o objetivo melhorar as condições do ambiente, através da Educação Ambiental, e conseqüentemente moldando atitudes da população através das crianças. A meu ver as crianças são o pilar de nossa sociedade. Quero parabenizar minha equipe pelo excelente trabalho. Qualquer dúvida a pessoa interessada em saber mais sobre o projeto, pode procurar a secretaria na prefeitura”, disse Murillo.

Para o prefeito Rodrigo Viana, esta é a melhor maneira de fazer com que as crianças absorvam os conteúdos apresentados em sala de aula e comecem a cuidar da natureza desde pequenos. “É preciso trabalhamos nas crianças a importância da reciclagem e o cuidado com a natureza em si. Na verdade em tudo que fazemos devemos ter com exemplo, o bem comum. É preciso ter o objetivo de analisar as coisas bonitas que Deus criou e colocar na mente das crianças que devemos cuidar delas”, explicou o secretário.

Mas o que é coleta seletiva? Coleta seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados. Dentre estes materiais recicláveis, podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.

Por que separar o lixo? A separação do lixo serve para identificar os materiais que são “resíduos” (descartes que ainda têm alguma utilização possível por meio da reciclagem ou reutilização) e os “rejeitos” (aqueles que já não podem ser utilizados novamente). A separação do lixo evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.

O que é reciclagem? Reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que este se torne novamente uma matéria-prima ou produto.

Qual a importância da coleta seletiva? A importância da coleta seletiva é justamente a redução dos impactos ambientais do consumo. Quando separamos o lixo (ou o que sobrou do que consumimos), facilitamos muito o seu tratamento e diminuímos as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta.

Link permanente para este artigo: http://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-do-meio-ambiente-de-trajano-promove-coleta-seletiva-solidaria/