SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TRAJANO ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA VACINA CONTRA FEBRE AMARELA

Quem ainda não tomou a vacina contra Febre Amarela deve procurar uma unidade de saúde do município de Trajano de Moraes para receber a dose. O departamento de vigilância e epidemiologia e imunização alerta sobre a importância da vacina neste período sazonal da doença, que vai de dezembro a maio. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves, a vacinação é a principal medida de controle da febre amarela.

Portanto ele destaca que é fundamental que os moradores tenham consciência da importância da vacina. “É preciso prevenir, principalmente porque estamos chegando num período de muito calor e chuvas. Além disso, logo entraremos no período de multiplicação de doenças, contudo, o único modo de prevenção é a vacina”, disse.

Diante deste cenário, preocupados com a população, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população que ainda não tomou a vacina que procure o posto de saúde mais próximo e se previna.

“Este ano a procura está bastante baixa. A gente está alertando para a necessidade de se vacinar, considerando que a gente está chegando agora no período de calor, quando aumenta a circulação do vírus da gripe e, consequentemente, a gente tem o aumento no número de casos”, explicou a coordenadora de Epidemiologia e Imunização da Secretaria Municipal de Saúde Mariana Ecard.

A vacina segundo ela está disponível em todas as unidades de saúde, através de agendamento prévio para que não haja desperdício da vacina que contém 10 doses em cada frasco. Quem não pode tomar vacina por apresentar algum problema que contra indique a vacinação deverá usar repelente.

“Todas as crianças a partir dos 9 meses deverão receber a vacina. Idosos a partir de 60 anos deverão passar por avaliação médica. Que já tomou a vacina está protegido e não precisa tomar uma nova dose. “São duas questões importantes: primeiro, a gente não confundir gripe com resfriado. A gripe é uma doença que causa um mal estar importante, uma febre importante, que pode evoluir em algumas pessoas para formas mais graves”, concluiu Mariana.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-de-saude-de-trajano-alerta-sobre-a-importancia-da-vacina-contra-febre-amarela/