ESTRADAS RURAIS DE TRAJANO SÃO RECUPERADAS COM CASCALHOS

Sobras de obras, pedras, vigas, cascalho de tijolos e até mesmo lixo domiciliar são alguns dos materiais que podem ser encontrados pelos bairros de Trajano de Moraes, na Região Serrana do Rio. Por conta disso, esta semana equipes da prefeitura reforçaram o trabalho de limpeza das ruas que sofrem com o descarte irregular de entulhos, os conhecidos restos de obras. Vários caminhões de entulhos já foram retirados nesse período, possibilitando a passagem segura dos pedestres.

De acordo com o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Ralph Moreira, o material é jogado sobre as calçadas são restos de obras particulares, o que dificulta o acesso às calçadas contribuindo para a proliferação de vetores de doenças, como baratas e ratos.  “A gestão pública vem fazendo a parte dela, que é limpar. Pedimos a colaboração da população na hora de efetuar o descarte”, solicitou.

Mais de cinco funcionários trabalham diariamente no recolhimento desses materiais nos bairros e distritos de Trajano de Moraes. De acordo com o secretário, na maioria dos casos, estes materiais são depositados em locais impróprios e bem próximos às residências, causando transtorno aos próprios moradores. “Isso não tem jeito, os moradores costumam fazer obras nas casas e ocupam as calçadas com sobras de materiais, onde também é possível encontrar pontas de azulejos e até mesmo caco de vidro espalhados pelas vias”, relatou.

Mas no meio disso tudo, tem uma boa notícia. O material descartado esta tendo um destino certo, proveitoso e com contribuição no meio ambiente. “Estamos reaproveitando material inservível para garantir uma passagem mais confortável e segura na área rural. Além do apelo ambiental, já que a destinação do entulho é um dos grandes problemas da construção civil, a maior vantagem da tecnologia é o custo. O reaproveitamento dos entulhos tem praticamente custo zero em relação a outros materiais usados na recuperação de estradas rurais, como brita e pedregulho”, destacou o secretário.

Outra vantagem é o nível de compactação do material. “Fizemos testes de capacidade de suporte do material e o resultado foi de densidade bem superior à dos materiais tradicionais. Hoje a prefeitura economiza muito com a colocação desse material nas vias rurais de acesso ruim. É uma economia sem comparação aos cofres da prefeitura. Isso nos leva a acreditar que a vida útil das estradas recuperadas com o material reciclável será maior”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

A durabilidade do material é importante nas estradas rurais, onde o tráfego é normalmente pesado. “A maior parte do entulho, cerca de 70%, é formado por material mineral, como concreto, terra e arreia. É justamente esse material que serve de base para a recuperação das mesmas”, concluiu o prefeito.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/estradas-rurais-de-trajano-sao-recuperadas-com-entulhos/