O gestor Sílvio Leal, secretário municipal de Cultura de Cachoeiras de Macacu, foi quem presidiu o encontro e destacou a importância dos projetos circulares e do Plano Municipal de Cultura.
Após o almoço, o assunto abordado foi o Sistema Nacional da Cultura, quando Marcelo Veloso, chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura, enfatizou a importância da fusão entre educação e cultura e, principalmente, a participação das escolas para o desenvolvimento da cultura local.
Na ocasião, a assessora cultural de Macuco, Maria Fernanda Fellows, falou sobre a importância da implantação dos projetos circulares nos municípios. “Os projetos circulares surgiram através do fórum de gestores dos 15 municípios, após a catástrofe de janeiro de 2011, no município de Nova Friburgo. O fórum foi o principal responsável pela ideia dos projetos circulares, um rico investimento cultural para os municípios que vai sair, provavelmente, no início do ano de 2013. Não tem contrapartida do município, e após o projeto o material será do município. Um projeto onde tem por proponente o Sebrae-RJ”, explicou.
O secretário municipal de Cultura de Macuco, Antônio Carlos Gonçalves Fonseca, o Carlinhos, como é mais conhecido, também destacou a importância do trabalho da Educação e Cultura, juntas, em prol do crescimento e desenvolvimento cultural local.
O evento contou com a participação de autoridades municipais, sociedade civil, secretário municipal de Cultura do município de Macuco e conselheiros municipais da região.
O município de Trajano de Moraes também esteve presente ao evento, representado pelo Diretor de Cultura Weber José Gomes, que tem realizado um grande trabalho a frente da cultura trajanense.
Texto extraído e adaptado do Jornal da Região