Para o prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana, essa será uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e dar um salto de qualidade na relação com os recursos hídricos, no fortalecimento das políticas públicas de uso adequado da água no município. “Trajano de Moraes vai sim marcar presença e com isso registrar com o Projeto Experimental de Monitoramento Participativo dos Corpos Hídricos, denominado “Rio Macabu em ação: história, conhecimento e vida – presença no evento”, disse Rodrigo.
E com isso, Brasília se prepara para receber o maior evento global sobre água. São esperados cerca de 40 mil representantes de mais de cem países para discutir temas relacionados aos recursos hídricos e promover a maior conscientização coletiva a respeito dos temas ligados a água. Com o tema Compartilhando Água, o Fórum ocorre pela primeira vez no hemisfério Sul.
O Fórum será estruturado em quatro processos principais: temático, que fornece a base técnica para discussões sobre o tema água em diversas vertentes, tais como água e energia, economia, alimentos, cidades e ecossistemas; político, que garante o debate entre autoridades governamentais e parlamentares; regional, que discute as perspectivas sobre água nos diferentes continentes do mundo; e pelo grupo focal de sustentabilidade, que será um grupo transversal sobre perspectivas do uso sustentável da água.
** Obs.: Imagens meramente ilustrativa da internet.