Este ano, a realização do evento foi através da uma grande parceria das secretarias municipais de agricultura, turismo, educação, saúde e obras com a EMATER-RIO e Rio Rural, dando assim total apoio e suporte técnico aos produtores locais, que durante dois dias confraternizaram, receberam visitantes e festejaram a boa fase de grande safra colhida.
A festa, que foi realizada nos dias 5 e 6 de maio, teve torneio de futebol, escolha da garota caqui, shows de forró, concurso do melhor prato feito a base do caqui e tudo foi supervisionado pela comissão organizadora.
O concurso Garota Caqui 2012 foi no sábado, dia 5. Sete jovens candidatas disputaram o posto de mais bela e simpática da festa, onde um grupo de jurados tiveram muita dificuldade na hora de julgar e eleger a vencedora. Com um total de 176.9 pontos, a jovem Andresa da Silva venceu o concurso e por um ano vai reinar como a representante da localidade, sendo Garota Caqui 2012. Ela foi coroada pelo prefeito Carlinhos Gomes e pela primeira-dama Rejane Gomes e recebeu diversos prêmios, como um tablet e calçados.
Para a primeira-dama, estas festas no interior do município são muito importantes, pois além de incentivar os produtores, levam diversão e alegra os visitantes, proporcionando assim uma boa imagem de todo o município. “Sempre digo que o nosso governo é direcionado a todos os setores Trajano de Moraes e chegou a vez de Gravatá receber esta tradicional festa para alegrar sua comunidade.” -disse Rejane Gomes, animada com o resultado positivo na realização da importante divulgação do caqui.
Durante os festejos, a comunidade recebeu diversas autoridades e visitantes regionais. Vale dizer que foi distribuído caquis gratuitamente a todos os participantes, o que agradou quem esteve no Gravatá para conhecer e degustar pratos saborosos feitos a base de fruta que alavanca também a economia do município.
Por Geraldo Carvalho