Texto e fotos: Geraldo Carvalho
Para uma melhor organização, os produtores também escolheram que os representantes da comissão organizadora serão s seguintes produtores: Francisco Fidalgo, Elias Maria, Aguinho Gomes, Marcelo Batalini e Marquinho Rosa.
Já atuando na organização deste grande evento, informam que o ingresso dos animais no galpão do concurso leiteiro deverão estar acompanhados do GTA (Guia de Trânsito Animal), exames negativos de Tuberculose, vacinação contra Febre Aftosa, e dos bezerros de 03 a 08 meses contra Brucelose, este que é emitido pelo Núcleo de Defesa Agropecuária de Estado de Agricultura e Pecuária.
Acontecerão nove ordenhas com horas devidamente agendadas, a pesagem de cada retirada só será efetuada após todos animais ordenhados e cada animal terá seu recipiente individual para depositar o leite produzido. “As latas de leite devem estar higienizadas até 10 minutos antes do início de cada ordenha, onde a mesma sofrerá fiscalização antes e depois de cada ordenha.” Disse Aguinho Gomes.
Para premiação dos animais vencedores, a comissão informa que o concurso leiteiro abrangerá as categorias de Vaca Grande Campeã Municipal, Novilha, Vaca Jovem Municipal e Vaca 25 KG Municipal. “Será uma grande festa leiteira com objetivo de homenagear os proprietários de animais leiteiros e vamos premiar do primeiro ao terceiro lugar com premiação em dinheiro.” Alertou Aguinho Gomes.