Texto e fotos: Geraldo Carvalho
“A coordenadora Jerusa está capacitando profissionais do município e criando um protocolo para o enfrentamento da doença.” – Alertou Virgínia, informando que depois de detectada todos os profissionais vão saber de como agir e direcionar o tratamento certo. Ainda em seu discurso aos ouvintes, deixou claro que não podemos ter preconceitos em relação a doença e que é totalmente curável e no Brasil foi detectado recentemente cerca de 33 mil casos de Hanseníase e que Trajano de Moraes conta com exclusividade com um setor de coordenação para a doença que é de grande importância para a saúde pública no Brasil.
Vale ressaltar que a secretaria de saúde está recebendo e confeccionando materiais de trabalho para divulgar o combate desta doença aos moradores e que breve todos estarão nas residências falando da importância da detectar o estágio inicial da Hanseníase e que com sintomas encontrados tem que ser direcionados para o posto de saúde mais próximo de sua residência para o início de tratamentos.
HANSENÍASE – É uma doença crônica, infectocontagiosa, que atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. A procura dos casos de hanseníase deve se dar na assistência prestada a população nas unidades de saúde dos municípios brasileiros.Na consulta clínica para qualquer outra patologia observar a presença de lesões dermatológicas e relatos feitos pelo usuário sobre a presença de áreas com alteração de sensibilidade.