De acordo com o coordenador de Cultura em Trajano de Moraes Eliandro Garcia, durante o encontro, foram discutidos assuntos como o desenvolvimento cultural do Rio de Janeiro, as políticas culturais para o patrimônio fluminense, os sistemas municipais de cultura, além da apresentação de proposições para os Fundos Nacional e Estadual de Cultura.
“Este encontro é um excelente passo para buscarmos uma valorização da cultura do Rio de Janeiro, que é um grande ativo do estado. Temos patrimônio histórico, centros culturais e Pontos de Cultura. É uma presença forte e expressiva. O fórum serve como instrumento para pensarmos modos de ampliar esse potencial”, destacou o ministro, que ressaltou a importância do programa Rio de Janeiro a Janeiro para o estímulo da economia fluminense.
A adesão dos municípios do Rio de Janeiro ao Sistema Nacional de Cultura reflete a importância da cultura no estado. Setenta e três prefeituras (80% do total de municípios) estão no SNC, o que coloca o Rio na segunda posição entre todas as Unidades da Federação, atrás apenas do Ceará. “Investir na cultura e na formação de nosso pessoal também é um dos passos, e prova disso é a presença hoje neste fórum da assistente de cultura Márcia Rodrigues e de Renata Ribeiro representando o turismo de Trajano”, comentou ele.
Em sua apresentação, o ministro destacou também as ações do Ministério da Cultura no estado por meio de parcerias com governos estadual e municipais, apontando que a prioridade é concluir projetos em andamento, como os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) e obras de preservação do patrimônio histórico.