O programa disponibiliza crédito para adoção de tecnologias e práticas agrícolas eficientes, visando controlar e reduzir a emissão dos gases causadores do efeito estufa na atmosfera, como o gás carbônico, o metano e o óxido de nitroso e foi idealizado a partir dos compromissos estabelecidos na Política Nacional sobre Mudanças Climáticas, em 2009.
Este programa garante ainda aos produtores maior capacidade de pagamento, já que o crédito é oferecido com prazos de carência e de pagamentos diferenciados, além de taxa de juros mais baixas. Os recursos disponibilizados são oriundos do BNDS, da caderneta de poupança rural e fundos constitucionais.
Pelo bom trabalho da Agência Emater-Trajano de Moraes, o primeiro contemplado do Estado do Rio de Janeiro foi o produtor de leite Abelardo Nunes Vieira, que reside no 2º distrito do município. Ele foi beneficiado com 320 mil reais e vai aplicar em plantio de eucalipto na sua propriedade, recuperação de pastagem e no tratamento de dejetos. Sua propriedade produz cerca de 350 litros de leite por dia com 55 animais.
Para que o produtor tenha mais detalhes destes e outras formas de benefícios, basta ir a Agência da Emater situada no centro da cidade de Trajano de Moraes e procurar pelos técnicos que diariamente atendem dezenas de trabalhadores rurais.
Por Geraldo Carvalho