Texto e fotos: Geraldo Carvalho
Nos dias 16 e 17, aconteceram palestras em diversas escolas, nos dias 18 e 19, os técnicos da Emater e secretaria do Ambiente (com apoio de material da EMBRAPA) realizaram com presença dos alunos uma simulação de erosão. As ações se deram na Quadra Esportiva de Monte Café, Maria Mendonça, Colégio Estadual João de Moraes Martins e Ciep 279, no centro de Trajano de Moraes.
No dia 20, alunos da rede estarão visitando pontos específicos da hidrografia do município e observarão os pontos negativos das ações humanas na natureza sobre os rios. Alunos da comunidade do Penedo, Serra das Almas, Ponte de Zinco e Ponte Nova também participaram das ações de preservação do meio ambiente.
Para culminar todas as ações de reflexão, as autoridades do município estarão no dia 21 de Março, às 9 horas da manhã, no centro da cidade para inaugurar um marco divisório das bacias do Rio dos Rios e do Baixo Paraíba, que fica no meio da Praça Nilo Peçanha. “Gostaria de convidar toda a população para que no dia 21 possamos um papel de responsabilidade com a natureza, assim preparando também nossos jovens para um futuro melhor.” -disse a secretária Rosseline Carvalho.