Todos os acessos são monitorados pelos agentes do Meio Ambiente, ou sejam, em áreas de preservação ambiental. “Começamos a instalar várias placas de sinalização com nome referência das cachoeiras do município. Estamos fazendo esse serviço desde o ano passado. As placas pequenas, por exemplo, vamos colocar em Visconde, Sodrelândia, Amorosa, Tapera, Cafofo e Maria Mendonça. A ação tem iniciativa e parceria das secretarias envolvidas diretamente com turismo, por exemplo”, disse o prefeito Rodrigo Viana.
Num próximo passo, a prefeitura pretende ofertar serviços de conscientização através da secretaria municipal do Meio Ambiente. “Serão dicas de segurança para os frequentadores, entre elas, os riscos de correntezas, pedras escorregadias e cuidado com as crianças. O material deverá conter também questões de educação ambiental, como não alimentar os animais silvestres ou deixar restos de comidas e bebidas”, explicou o secretário municipal do Meio Ambiente Willian Castelani Avila.
O objetivo segundo ele é conscientizar, alertar e educar sobre os perigos que algumas áreas podem apresentar para os usuários. Muitas pessoas não sabem que algumas práticas nesses locais, são bastante perigosas e às vezes até criminosas. A ação de colocar as placas nos pontos turísticos é uma maneira de mostrar que o poder público também está presente nessas regiões.
Trajano de Moraes tem atualmente centenas de trilhas catalogadas no município e várias cachoeiras com boa acessibilidade. A instalação das placas pelo município segue um cronograma também em parceria com a secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos. “Primeiro quero agradecer aos funcionários pelo excelente trabalho – parabéns! Quero destacar que esse é um trabalho que sem dúvidas vai a aumentar as vertentes da Educação Ambiental e fomentar o turismo de forma ordenada”, concluiu o secretario municipal de Obras e Serviços Públicos, Juninho Azevedo.