Prefeitura de Trajano de Moraes

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TRAJANO REFORÇA COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Com o objetivo de mobilizar a população para combater o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes lança a população uma campanha contra o mosquito. A idéia é alertar sobre os riscos das doenças e dicas de como eliminar os focos do vetor dentro da própria casa. Mesmo com o fim da estação mais quente do ano, o verão, a meta da gestão pública é reforçar e continuar a ação na cidade.

Recentemente funcionários da Secretaria Municipal de Saúde fizeram um ciclo de palestras envolvendo noções de controle e eliminação de focos do Aedes, manejo ambiental, dentre diversas atividades no município. “Mostramos em ações desenvolvidas pelos agentes, como manusear o material da bolsa, usamos teatro com fantoche sobre o mosquito da dengue, ciclo de vida do Aedes em garrafas pet, forma larvar no microscópio, distribuição de material informativo”, explicou o secretário municipal de Saúde Lucas Esteves.

A palestra envolveu 16 escolas no município. Para o secretário, a ação do governo é importante como resposta imediata contra a dengue, zika e chikungunya, mas também para que a população se sinta motivada a fazer a sua parte. A Palestra também foi realizada para alunos e professores do CIEP 279 – Professora Guiomar Gonçalves Neves.

“Temos como uma das metas imediatas na área da saúde a diminuição do número de casos dessas doenças em todo o estado. Ações simples e rotineiras da população são suficientes para o controle. Parece pouco, mas dez minutos por semana é tempo suficiente para que uma pessoa olhe todos os possíveis focos do mosquito na sua residência”, enfatizou Lucas Esteves.

A população também tem um papel importante na eliminação de criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, verificar se a caixa d’água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal, e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas. Como parte do trabalho de controle da doença também são realizadas ações de educação e saúde. A população aprende como eliminar possíveis criadouros do mosquito.

O Aedes aegypti é doméstico, vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Por isso, é importante o uso de telas em janelas e portas, mosquiteiros, roupas compridas, além de uso de repelente nas partes expostas do corpo, aumentado a área de proteção. “Com essas medidas de prevenção, é possível evitar a proliferação do Aedes aegypti”, apontou Lucas Esteves.

A dengue apresenta febre alta e de início súbito e dores no corpo. O zika tem como principal característica as manchas vermelhas (exantema), que causam uma doença chamada febre da zika vírus, associada à febre baixa e dores pelo corpo. Já a chikungunya apresenta sintomas como febre alta e fortes dores nas articulações. O diagnóstico das doenças, na maior parte dos casos, é clínico, ou seja, é feito com base nos sinais e sintomas relatados e observados por profissionais de saúde que indicam o tratamento adequado para cada caso.