Prefeitura de Trajano de Moraes realiza serviços e obras que, muitas vezes, passam despercebidos pela população. E no caso da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, são muitas as ações. Entre eles, a coleta diária do lixo domiciliar e também o recolhimento de entulhos e móveis velhos que alguns moradores insistem em depositar no local errado. Percebendo esse aumento no período de pandemia, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Juninho Azevedo, elogiou publicamente o trabalho executado pelos funcionários na gestão do prefeito Rodrigo Viana.
O comentário focou na retirada de entulhos na cidade, usando atualmente feito pelas caçambas adquiridas pela gestão municipal com recursos próprios, ou seja, fator que gera uma economia grande aos cofres públicos. Com a disponibilidade deste serviço, por exemplo, a intenção do município é acabar com a reincidência de móveis ou outros, que estão sendo descartados em calçadas, ruas e lotes baldios, trazendo um transtorno visual e desagradável para os moradores
Desde a compra do caminhão, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos faz alerta à população sobre a importância do descarte correto de lixo, entulho e materiais inservíveis em toda a cidade. O secretário municipal Juninho Azevedo, pede à população que solicite uma caçamba para o descarte regular desse tipo de material. O objetivo principal é manter o município limpo. Além da conscientização sobre o assunto, a pasta incentiva os moradores a fazerem denúncias caso flagrem situações de despejo clandestino.
Após ser agendado, o caminhão da prefeitura, leva a caçamba até local solicitado, após enchimento da caçamba, o cidadão solicita a retirada da mesma, e assim evita de jogar os entulhos nas ruas. “Isso vale também para os distritos. Vejo que desde a implantação em Trajano, o programa surgiu com a proposta de melhoria da qualidade de vida dos nossos cidadãos trajanenses, proporcionando uma cidade cada vez mais limpa e agradável aos moradores, como também é importante para conscientização ambiental”, destacou.
Ele orienta também, aos moradores que coloquem o lixo domiciliar nas lixeiras ou preso em grades, para que os caminhões coletores possam fazer a coleta sem deixar cair lixo no chão nos dias e horários indicados. “Quando o assunto é limpeza, a responsabilidade é de todos. Manter uma cidade limpa é ao mesmo tempo um direito e um dever. Todo mundo pode e deve ajudar”, comentou o prefeito Rodrigo Viana.