Dando continuidade à implantação do novo sistema viário de Trajano de Moraes, que começou a ser feita no início deste ano, com a colocação de alguns redutores de velocidade em outros pontos da cidade, além de nova sinalização e faixas de pedestres, a prefeitura colocou recentemente na Avenida Antônio Carlos Poubel (antiga Avenida Amaral Peixoto), a colocação de novos redutores de velocidade. A ação segue um pedido do prefeito Rodrigo Viana com a finalidade de oferecer mais segurança à população. O serviço foi executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.
O prefeito Rodrigo Viana, acompanhou pessoalmente a atualização de alguns pontos de sinalização, por exemplo, e informou que outras ruas também serão contempladas com a colocação de redutores de velocidade. “A obra atendeu a uma demanda antiga da comunidade do bairro Represa, que sonhava com mais segurança na entrada e saída do Horto Florestal Jozé Zago. O redutor de velocidade dará mais segurança aos pedestres e moradores do local. Os moradores dessa região pediram a colocação de redutores para evitar acidentes e foram atendidos. Vidas são muito valiosas e esperamos que não haja acidentes nesse local”, comentou.
As lombadas como também são chamadas, estão regulamentadas pela Resolução nº 600/2016 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. “Se todos respeitassem as vias públicas conforme manda a Lei, que é dirigir com segurança. Mas infelizmente esse é mais um serviço que esta sendo feito por que alguns motoristas não respeitam o limite de velocidade em área urbana. Vale lembrar que existem dois tipos de lombadas, o Tipo A e o B, ou seja, aquela mais alta, e a regular – própria para área urbana”, relatou o prefeito Rodrigo Viana.
“Qualquer pessoa que achar que uma via precisa deste tipo de serviço pode fazer a solicitação para a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos que mandará o pedido para ser analisado pelo departamento de profissionais responsáveis e depois de comprovar a real necessidade de instalação da lombada na via, a mesma será construída”, destacou o secretário.