Prefeitura de Trajano de Moraes

PREFEITURA DE TRAJANO PROMOVE EM PARCERIA COLETA DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICO

Com objetivo de promover o descarte consciente das embalagens de agrotóxico em todo o município, a prefeitura de Trajano de Moraes em parceria com a Associação dos Revendedores de Agrotóxicos da Região Serra Fluminense através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Agricultura, e Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro – EMATER-RJ apóia e incentiva a coleta seletiva.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, alerta que o produtor que utiliza esse tipo de produto tem a obrigação de devolver a embalagem, pois ela necessita de um descarte correto para não prejudicar o meio ambiente. O trabalho vai proporciona maior conhecimento do perfil da agricultura e pecuária local e das necessidades dos produtores rurais, o que possibilitará melhorias a vida do produtor rural no dia-a-dia no campo.

“A prefeitura está em parceria fazendo a parte dela e contamos com o apoio dos produtores. Após o uso, antes da devolução, cabe ao agricultor realizar a tríplice lavagem das embalagens, conforme a normatização NBR 13968 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”, explicou o secretário municipal do Meio Ambiente, Murilo Portugal.

O responsável e encarregado em Trajano de Moraes pela Associação dos Revendedores de Agrotóxicos da Região Serra Fluminense é Geovane Macario de Medeiros. O meio ambiente é o grande beneficiado, uma vez que o descarte correto das embalagens não contamina os lençóis freáticos e cursos d’ água, além de evitar o uso dos recipientes para outros fins, ação que pode levar à morte, dependendo do tipo e quantidade de veneno ingerido.

“O descarte indevido de resíduos de agrotóxicos pode resultar em sérios danos ao homem, animais e ao meio ambiente, por incluírem restos de agrotóxicos nas embalagens vazias. É de suma importância que antes de se fazer a devolução das embalagens vazias, a realização da tríplice lavagem dos equipamentos e embalagens, conforme prevê a legislação“, disse o secretário municipal de Agricultura, Daniel Fagundes.

Para o prefeito Rodrigo Viana, é muito importante o apoio de todos para mais uma realização de coleta de embalagem de defensivos, que com certeza contribui com o meio ambiente, e facilita aos pequenos produtores a entrega das embalagens. “É dever de todos nós devolvermos aos pontos de coleta as embalagens vazias e lavadas, para que estas tenham um destino correto na reciclagem“, ressaltou o prefeito.