Em seu discurso durante a inauguração, o prefeito Rodrigo Viana destacou a importância da Sala do Empreendedor no município, e disse ser ela, uma dos presentes aos trajanenses. Já o vice Jorge Diniz destacou que o espaço terá como objetivo melhorar e simplificar o ambiente de negócios, oferecendo suporte para empreendimentos de todos os portes em Trajano de Moraes.
“Quero agradecer ao SEBRAE pelo suporte e aos envolvidos neste projeto que certamente será mais um grande sucesso em nossa cidade. A iniciativa de se criar a Sala do Empreendedor nasceu através de um pedido feito por Verônica Fazoli no início da gestão. Ele acabou fazendo parte indiretamente do nosso Plano de Governo que é movimentar a demanda de crescimento comercial em Trajano, com o intuito de fomentar a economia local e também ajudar na capacitação das pessoas que estão em busca de oportunidade no mercado de trabalho”, comentou.
O local centralizará serviços essenciais para os empresários, e o atendimento estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O local oferecerá ainda atendimentos do início ao fim dos processos. Haverá orientações quanto ao registro, baixa e alterações de inscrições municipais e estaduais, além de serviços prestados pelas secretarias.
“Agora, os empreendedores poderão obter informações, orientações e serviços de forma integrada, ágil e com qualidade. A funcionária Suely Pinheiro será a responsável direta por essa demanda. A desburocratização de procedimentos é uma diretriz do prefeito Rodrigo Viana. A sala concentrará as secretarias e órgãos envolvidos nos diferentes procedimentos e estágios de atendimento empresarial, sempre objetivando a simplificação dos trâmites”, explicou o secretário de Patrimônio Tiago Pecly.
“A consultoria do Sebrae visa, entre outras coisas, mapear os processos, entender onde estão os gargalos e minimizar todo o trâmite. A Sala do Empreendedor vai se comunicar com o interno da prefeitura e fazer tudo funcionar de forma mais ágil. Quando falamos em implementar a lei da micro e pequena empresa, na verdade, estamos buscando um olhar diferente para esse público que, efetivamente, tem um papel de destaque, já que representa a maioria das empresas e, sabidamente, são grandes geradoras de emprego, renda, e ainda, responsáveis por movimentar significativamente a economia do município”, explicou a analista.