Prefeitura de Trajano de Moraes

PREFEITURA DE TRAJANO DE MORAES GARANTE MAIS SAÚDE AOS OLHOS DOS TRAJANENSES

A Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes promoveu na madrugada de domingo (5), um mutirão de diagnóstico de catarata, e tudo gratuito, no Hospital do Olho Julio Cândido de Brito, no bairro Doutor Laureano, em Duque de Caxias. A ação foi possível após um pedido do prefeito Rodrigo Viana, do vice Jorge Diniz, e do secretário municipal de Saúde Lucas Esteves, ao Deputado Federal Áureo Ribeiro. A expectativa é que cerca de 150 pacientes já cadastrados façam cirurgias, e ou correções na vista. A orientação da gestão pública é que as pessoas interessadas procurem a sede da secretaria, na Rua João Guimarães, para mais informações.

O objetivo de acordo com o prefeito Rodrigo Viana, é zerar a fila de espera por esse procedimento dos pacientes em Trajano de Moraes e nos distritos. “É um alívio enorme para a nossa população. Quero dizer aos pacientes que vamos atender a todos que procurarem a sede da Secretaria Municipal de Saúde. Eles vão ser recebidos, orientados e em seguida fazer a consulta, o exame, o risco cirúrgico e depois vão para a cirurgia se o profissional achar necessário”, disse.

O prefeito aproveitou e agradeceu ao Deputado Federal Áureo Ribeiro, pela oportunidade oferecida a população de Trajano de Moraes, de modo especial aos casos mais urgentes. “Conversei com alguns pacientes que foram ao Hospital do Olho Julio Cândido de Brito, em Duque de Caxias. Senti neles uma satisfação muito grande em estarem sendo atendidos com um sonho que é fazer a cirurgia de cataratas. Muitos me garantiram que o procedimento foi tranqüilo e os benefícios serão extraordinários após a cirurgia”, destacou Rodrigo Viana.

Na unidade, são realizados cirurgias de catarata, exames para prescrição de óculos, entre outros mais específicos de retina, estrabismo, glaucoma e saúde ocular em geral. O hospital realiza cerca de cem cirurgias por dia, diariamente, incluindo finais de semana. Outra medida para atender à demanda foi ampliar o horário no atendimento. “O paciente é consultado, faz eletro, exame de sangue, mede a lente, opera. A gestão pública de Trajano de Moraes deu um salto enorme na qualidade de vida destes pacientes”, avaliou o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves.

Inaugurado recentemente, o Hospital do Olho Julio Cândido de Brito, já passou dos 200 mil atendimentos. Especializada em oftalmologia e conhecida por muitos como “Os novos olhos de Duque de Caxias”, a unidade é uma das mais modernas do país e conta com aparelhos importados da Alemanha e de última geração. Com investimento de R$ 15 milhões, o Hospital do Olho tem capacidade para cerca de 3.700 consultas ambulatoriais, 3.100 exames e 990 cirurgias por mês. A construção foi uma parceria entre a Prefeitura de Duque de Caxias, o governo do estado e o governo federal.