Prefeitura de Trajano de Moraes

PREFEITO DE TRAJANO RODRIGO VIANA LEMBRA QUE ALISTAMENTO MILITAR OBRIGATÓRIO SEGUE APENAS PELA INTERNET

Os jovens que completam 18 anos em 2020 em Trajano de Moraes têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar obrigatório. Mas, em razão da epidemia do coronavírus (Covid-19), só é possível fazê-lo pela internet. A medida segue de acordo com o prefeito Rodrigo Viana recomendações do Ministério da Saúde para que se evite aglomerações. Desta forma, a Junta Militar do município não receberá mais os candidatos. Os jovens de classes anterioree, (atrasados) só conseguirão ter seu alistamento militar feito pela secretária da junta militar. A orientação é que o jovem entre em contato através do e- mail: jsm060_2csm@yahoo.com.br na qual disponibilizará o telefone para maiores informações.

“Por causa do isolamento social para o combate ao novo coronavírus, o alistamento militar obrigatório este ano deve ser feito exclusivamente pela internet, no site do Ministério da Defesa. Devem se alistar todos os jovens que completam 18 anos em 2020. O prazo vai até 30 de junho. Aqui em Trajano estamos tomando todos os cuidados necessários. Desta forma estamos zelando pela vida do jovem e de seus familiares. O momento é de ficar em casa”, comentou o prefeito e presidente da Junta de Serviço Militar, Rodrigo Viana.

Também é possível fazer o alistamento por meio do aplicativo Exército Brasileiro, disponível para Android e iOS. “Quem não se alistar, além da aplicação de multa, não poderá tirar passaporte, prestar vestibular para instituições de ensino, tirar carteira de trabalho nem ingressar no serviço público ou privado. O jovem que perder o prazo de inscrição deverá realizar o mesmo processo posteriormente, mas será multado”, destacou o prefeito.

É necessário ter em mãos a certidão de nascimento, um documento oficial com foto, comprovante de residência e CPF. Para pessoas com deficiência, também é necessário apresentar parecer médico sobre a deficiência (deve constar o CRM do médico).  “É importante enfatizar que é preciso evitar sair de casa e, por isso, agora, o procedimento somente está disponível no modo virtual”, reiterou a secretária da Junta de Serviço Militar, Elisângela Monteiro.

Além disso, as atividades de seleção para o Serviço Militar foram suspensas por 60 dias na Comissão de Seleção Permanente das Forças Armadas (CSPFA). Dessa forma, aqueles que já se alistaram estão sendo reagendados. Em 2020, a expectativa do Ministério da Defesa é que quase 2 milhões de jovens realizem o alistamento em todo Brasil. Destes, 90 mil devem ser incorporados às Forças Armadas, sendo 3 mil para a Marinha, 7 mil para a Aeronáutica e 80 mil para o Exército, é o que explica o site oficial do Governo Federal.