Prefeitura de Trajano de Moraes

PREFEITO DE TRAJANO DE MORAES RODRIGO VIANA RECEBE NO GABINETE DOM JUSTINO E O CASAL CECÍLIA E BRUNO MENDES

O prefeito de Trajano de Moraes Rodrigo Viana recebeu no gabinete ao lado de sua equipe de governo, a visita do sacerdote e monge beneditino, Dom Justino de Almeida Bueno OSB – do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro da Ordem de São Bento. Ele é trajanense, e tem sua vida dedicada à Igreja há vários anos. Sua passagem pela cidade durou duas semanas. Durante esse período ele pode visitar amigos, parentes e rezar pelo município.

Dom Justino foi acompanhado de Bruno Mendes e Cecília Mendes. Durante uma conversa e outra, lembranças de uma cidade pacata, e que mantém ainda em suas raízes a referência positiva de cidade do interior. “Fomos muito bem recebidos e estamos admirados com a receptividade e prontidão do Prefeito em nos ajudar naquilo que lhe compete”, observou Dom Justino.

O Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro é um local histórico localizado no Morro de São Bento, na área central da cidade, próximo ao Comando do Primeiro Distrito Naval – Marinha. Ele é um dos principais monumentos de arte colonial da cidade e do país. “Ali os monges rezam e trabalham (ora et labora) em prol da Igreja e da cidade do Rio”, explicou ele.

Durante o encontro, Dom Justino deu ciência ao Prefeito da possibilidade de Trajano de Moraes abrigar um mosteiro. “Acreditamos que um Mosteiro num lugar belo e propício à vida beneditina atrairá muitos jovens e, no futuro, teremos aqui um foco de atividades culturais e educacionais que reverterão para o bem do município”, garantiu.

O prefeito Rodrigo Viana, ficou satisfeito em conversar com Dom Justino. “É de uma sensibilidade muito boa. Só de saber que temos pessoas querendo o bem de nosso município isso é bom demais”, comentou o prefeito Rodrigo Viana.

O QUE É UM MONGE BENEDITINO?:

Monge é aquele que vive em Deus ou em busca do Divino. Alguns vivem em comunidades, outros sozinhos em eremitérios. Os que vivem em comunidades são chamados de cenobitas. Tais comunidades habitam num mosteiro. O mosteiro é como uma pequena cidade, onde os monges têm tudo que necessitam para que não precisem sair.

Os monges beneditinos são assim chamados por seguirem a Regra de São Bento. Por meio dela se organizam todo o horário da comunidade: a oração, o trabalho, a leitura (lectio divina) e a meditação. As funções da comunidade. Aliada do silêncio e do estudo, a vida no mosteiro proporciona tudo que é necessário ao crescimento interior e à busca de Deus, para que em tudo Ele seja glorificado.