Prefeitura de Trajano de Moraes

PREFEITO DE TRAJANO ASSINA CONVÊNIO PARA EMISSÃO DA CARTEIRA DE TRABALHO

A Prefeitura de Trajano de Moraes deu mais um passo importante em direção ao desenvolvimento socioeconômico e profissional do município, na tarde desta quinta-feira (10). O prefeito Rodrigo Viana, recebeu no gabinete o representante no interior, o Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego do Estado do Rio de Janeiro (SRTE/RJ), Jefferson Lima. Na ocasião, eles assinaram o convênio que vai permitir ao município, após publicação no Diário Oficial da União, a emissão da Carteira de Trabalho Informatizada.

Após essa data, o cidadão trajanense que precisar obter a Carteira de Trabalho Informatizada para ingressar ou se reinserir no mercado profissional terá, em breve, novos locais de atendimento que vão fazer a emissão do documento. De acordo com o prefeito Rodrigo Viana, esse é mais um ganho que o município teve desde que assumiu a gestão em janeiro deste ano. “Antes as pessoas tinham que se deslocar até o município mais perto de referência, e tirar a Carteira Profissional. Agora, tão breve esse serviço será feito em Trajano”, disse.

Na oportunidade, o prefeito assinou o termo de cooperação técnica com o Ministério, para que o município passe a emitir a Carteira de Trabalho. “A iniciativa tem como objetivo, facilitar o acesso do cidadão ao mercado de trabalho com muito mais comodidade e rapidez para tirar o documento”, explicou. O Secretário Municipal de Administração Elair Pinheiro, também participou da assinatura.

Ainda segundo o prefeito, a Carteira de Trabalho ou profissional como também é chamada, é um documento muito importante e garante que o cidadão tenha protegidos direitos trabalhistas e previdenciários, como salário regular, férias, 13° salário, repouso remunerado e aposentadoria.

“Com a assinatura do convênio, o município de Trajano visa garantir agilidade na emissão do documento, pois o número de pessoas que precisam deste atendimento atualmente é muito grande, mesmo com a crise econômica no país, seja para emitir a primeira ou segunda via, visto que a Carteira é fundamental para ingressar no mercado de trabalho. Os trajanenses poderão contar com a praticidade no atendimento, sem precisar se ausentar da cidade”, destacou.

De acordo com o Secretário Municipal de Administração Elair Pinheiro, a ação é uma prestação de serviço muito importante. “É uma descentralização que facilitará a vida do trabalhador, da dona de casa, do cidadão que teria que se deslocar para outro município para conseguir o documento. Esse convênio faz parte da estratégia da Superintendência de ampliar o número de pessoas com carteira assinada no interior do Rio de Janeiro”, concluiu.