Discutir e debater de forma ampla a importância da cultura em Trajano de Moraes. De acordo com o coordenador de Cultura Eliando Garcia – Sassá, desde que o prefeito Rodrigo Viana e o vice Jorge Diniz assumiram a gestão pública em 2016, eles buscam formas e modalidades de desenvolver a cultura na cidade, de um jeito que essa atividade chegue a todos.
Dos 92 municípios do Rio de Janeiro, apenas 27 possuem salas de cinema, em sua maioria localizadas na região metropolitana. Diante dessa carência, a Secretaria, como gestora da política pública para o audiovisual no estado, busca com este projeto ampliar o parque exibidor fluminense, promovendo o acesso da população à produção audiovisual, estimulando a constituição de novas empresas e fortalecendo grupos exibidores regionais.
A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, como gestora da política pública para o audiovisual, acredita que através deste programa irá ampliar significativamente a demanda e o acesso às obras cinematográficas, estimular a constituição de novas empresas e fortalecer grupos exibidores regionais.
“A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Na verdade cultura é o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. Assim, a cultura representa o patrimônio social de um grupo e a soma de padrões dos comportamentos humanos”, citou o diretor de Cultura Weber José Gomes.