Texto e fotos: Geraldo Carvalho
Nesta reunião, serão mostradas aos produtores as atuais práticas emergenciais incentivadas como a proteção de nascentes, restauração de mata ciliar, implantação de sistemas agroflorestais, construções de barragens subterrâneas e também de canais de contenção e caixas de capitação de água.
Para que o produtor se prepare para as possíveis futuras secas, serão ensinadas técnicas econômicas de formação de pastagem, pastoreio rotacionado, formação de capineira, milho, sorgo para silagem, formação de canavial para suplementação da alimentação animal, adubação verde, aquisição de sistemas de irrigação entre outros benefícios que melhorem a vida do produtor.
Segundo o técnico da Emater Sr. Castro, os produtores devem comparecer as reuniões munidos de documentos e cada um deve escolher obrigatoriamente a prática ambiental incentivada e assim terá direito a prática econômica acima citada. E quem tiver dúvidas ou querer obter mais esclarecimentos, que entre em contato com o técnico executo do Programa Rio Rural na sua própria microbacia. Vale completar que este projeto de auxílio tem as ações diretas do Governo do Estado, Emater, Rio Rural e Prefeitura de Trajano de Moraes.