As salas de vacina da rede municipal de saúde em Trajano de Moraes ficaram de portas abertas para receber as crianças de seis meses a menores de cinco anos que não foram vacinadas ou que estavam em atraso com alguma dose contra o sarampo. O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação é uma oportunidade que os pais têm de verificar o cartão de vacinas dos filhos e reforçar a proteção para aqueles que se encaixam na dose zero.
“Nesta faixa etária de cinco anos, o correto é que todas as crianças estejam com as duas doses obrigatórias, de acordo com o Calendário Nacional. Com a campanha, queremos certificar que este público está em dia com a vacinação, além de garantir que as crianças de 6 a 11 meses se protejam com a dose extra contra o sarampo”, comentou Lucas.
“Essa vacinação (dose zero), antes de um ano de idade, que é a data do início do calendário vacinal para o sarampo, é estratégica. Ela antecipa a proteção neste público. Por ser uma dose que não é duradoura, quando completar 12 meses, a criança precisa iniciar o esquema de vacinação para o sarampo”, finalizou o secretário.