De acordo com o prefeito Rodrigo Viana, essa foi uma da forma de fazer com que o aluno também ajude na divulgação de proteção ambiental e na conscientização na coleta de resíduos domiciliar. “Esse tipo de ação além de orientar sobre a importância de se descartar quaisquer dejetos de maneira irregular como plástico ou latas e até papel corretamente, vai ajudar a nossa cidade a se manter em dia com o Meio Ambiente”, acredita.
Os alunos terão poucos dias para pensar e criar a frase, e toda essa pressa tem um motivo, é que os caminhões aguardam a finalização do concurso para ganhar às ruas da cidade. “O veículo deverá ser plotado com a campanha sócio-educativa nos próximos dias. Ele ficará à disposição da prefeitura em período integral, perfazendo toda a rota de recolhimento. Na gestão anterior, o veículo que trabalhava era terceirizado e isso gerava um gasto grande para a Prefeitura. Nesta gestão isso não mais acontece”, disse o prefeito.
Além das vantagens ambientais oferecidas, a nova aquisição trará economia ao cofre público. “O projeto será informado nas escolas e logo a seguir a frase deverá ser elaborada pelos alunos participantes. Como Meio Ambiente é um assunto amplo e que envolve todos nós, os estudantes vão poder abordar o tema de forma variada”, explicou Rodrigo.
Promover a reflexão em crianças e adolescentes a respeito da crise ambiental, esse é um dos objetivos dessa iniciativa, focando de forma ampla, a importância do ambiente saudável. “O Concurso tem caráter recreativo e cultural e a participação é voluntária. Para participar os interessados deverão criar frases de conscientização ambiental para serem divulgadas. Tenho certeza da adesão total de nossos alunos”, comentou Elielton.
Na etapa de julgamento, serão analisados os critérios de criatividade, originalidade e adequação obrigatória ao tema.
* Obs.: imagens do caminhão meramente ilustrativas