RELEMBRE – A prefeitura de Trajano de Moraes já realizou na maioria do município o trabalho de pintura de sinalização horizontal nas ruas, aquelas feitas no chão, ou piso. Toda ação foi executada com recursos próprios do município, por uma empresa especializada no serviço. De acordo com o secretário municipal de Transportes, Wellington Maturana Lages, foram feitas as marcações com a legenda “Pare” e também as divisões de meio-fio nas esquinas.
Vale destacar que o município tem várias particularidades, ou seja, as ruas nunca seguem o mesmo traçado, obrigando a colocação de várias placas de sinalização, por exemplo. “Todo o serviço foi realizado por etapas, entre Centro e bairros. A ação tem como objetivo melhorar a orientação de motoristas e pedestres e, assim, garantir também a segurança e a boa fluidez do tráfego na cidade. Ainda faremos mais novas faixas de pedestres e lombadas. Estamos fazendo o melhor para nossa população”, disse o secretário.
Em cumprimento ao cronograma de manutenção e implementação da sinalização viária, a instalação das novas placas, por exemplo, facilita a identificação de várias ruas, tanto para quem circula de carro como para quem caminha por elas. “O objetivo da ação é facilitar a identificação de locais que são bastante utilizados, melhorando mobilidade de pedestres e motoristas que passam pelos logradouros públicos, bem como orientar os motoristas os sentidos das vias. Buscamos instalar as placas nas ruas com maior fluxo de veículos e pedestres, como é o caso da Avenida Castelo Branco – no Centro, por exemplo, onde grande parte das placas foi implantada”, informou.
Ele ressaltou ainda que para que fossem feitas as mudanças foi necessário um estudo no trânsito das vias. “Não mudamos nada sem uma reflexão antes, sem saber realmente se os benefícios seriam para todos. Acreditamos que essas são melhorias importantes para as vias mais movimentadas. Peço que a população que dirige que respeite as novas marcações, ou seja, as sinalizações, de forma que o município assim ficará muito mais organizado”, disse.