As competições foram presididas pela Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ). Thomaz da Rocha é pai do pequeno Matheus, e disse ter orgulho do filho. “Esse é um esporte que ajuda o individuo a crescer na vida. O Karatê mantém um propósito de união e entre os participantes”, disse Thomaz.
A Copa premiou com medalhas os vencedores. Mathues Rocha se classificou e recebeu medalha de 4º lugar. Atualmente ele estuda no Colégio Municipalizado Alfredo Lopes Martins, e cursa o 3º ano, e acumula de vitórias passadas duas medalhas de ouro e duas de bronze. O coordenador municipal de Esporte, Alex Pinheiro, parabenizou os atletas pela participação. “Todos os atletas que representaram o esporte nesse evento conquistaram premiações, demonstrando que o karatê está entre os melhores do Brasil”, declarou.
O Karatê tem enormes benefícios para o corpo, mente e espírito. “Fisicamente, o Karatê é bom para o coração, fortalece ossos e músculos, cria resistência, desenvolve coordenação motora e visual, e torna o organismo menos suscetível a ferimentos e doença. Mentalmente, o Karatê ajuda a desenvolver paciência, disciplina, perseverança e compreensão, bem como a concentração e foco”, comentou Alex.
O sensei Leonardo Sá é responsável pelo treino do Matheus. O atleta Luiz Lemgruber disse que o esporte é capaz de mudar a vida. “Agradeço à prefeitura de Trajano de Moraes, ao prefeito Rodrigo Viana, ao coordenador de Esportes, Alex Pinheiro, pelo apoio oferecido, não só ao Karatê , como também ao Jiu-Jítsu , em que Emmanuel Marines Lopes nos representa. Que em 2018, a parceria com os que levam o nome de Trajano a diferentes cidades do Rio de Janeiro, seja efetivada de fato. Que políticas de incentivos aos munícipes em geral, sejam parte das ações do governo”, disse.