SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE LUCAS ESTEVES SE REÚNE COM SUPERVISORA DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS EM TRAJANO
3 mins to read
Os avanços importantes na saúde da população trajanense atendida pelo Programa Mais Médicos (PMM) em parceria com a prefeitura de Trajano de Moraes foi tema numa reunião, nesta quinta-feira (16). O secretário Municipal de Saúde de Trajano de Moraes, Lucas Esteves e Coordenadora da Atenção Básica Michele Machado debateram com a supervisora do Programa Mais Médico, Julia Ventura e com os médicos Cubanos, o sistema de atendimento no município e nos distritos.
A reunião serviu ainda para tirar dúvidas e relatar problemas e até mesmo situações encontradas pelos profissionais no ambiente de trabalho. Também foram abordados temas como a atualização do tratamento das síndromes grupal e síndrome respiratória aguda grave. “Quero parabenizar os médicos Cubanos que atuam em nossa cidade – parabéns! São profissionais capazes de levar a atenção básica aos locais mais remotos. Vejo que o trabalho deles é muito importante em nossa cidade”, comentou Lucas Esteves.
Ainda segundo o secretário Lucas Esteves, o encontro serviu também para fazer uma análise da atuação dos profissionais que tanto contribuem para fortalecer a Política Nacional da Atenção Básica (PNab), em Trajano de Moraes e nos distritos. “Eles são os desbravadores e conhecem como poucos as necessidades do povo trajanense. O município só têm a agradecer por toda dedicação e comprometimento”, enfatizou o secretário.
Lucas Esteves disse ainda que apesar de algumas dificuldades na gestão política de implementação, os resultados apontam que a experiência tanto com a supervisão quanto com os profissionais do programa Mais Médicos está sendo positiva e vem avançado dia após dia. “A presença e a contribuição dos profissionais médicos, principalmente nas localidades de mais difícil acesso é fantástico. Trajano tem uma malha viária enorme, e eles percorrem esses acessos com um propósito que é: salvar vidas”, observou.
Lucas comentou ainda que a experiência de atuação dos servidores da saúde municipal juntamente com os profissionais do PMM só aumenta o atendimento mais humanitário aos usuários e fortalece a Atenção Básica no município. “Nós é que temos que estimular essa cultura na população para que ela entenda que, antes de pensar na doença, deve pensar na saúde. Sendo assim todos saem ganhando”, concluiu o secretário.