A partir de um curso de Agente de Desenvolvimento Avançado realizado pelo Sebrae no município de Nova Friburgo, em dezembro de 2014, com a participação de ADs de seis municípios da região, surgiu a idéia de formar um bloco de municípios representados por seus Agentes de Desenvolvimento. Na época a finalidade foi de criar um auxilio mutuo entre os municípios na implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.
A partir daí então, o Comitê passou a fazer reuniões ordinárias de dois em dois meses para criar as diretrizes de ação dessa rede de agentes em favor do grupo de municípios. “As reuniões aconteceram intercaladamente nos municípios que formam a rede, e logo na segunda reunião ficou decidido que seria necessário criar um pano de Ação (Plano estratégico), definindo quais seriam os objetivos em relação a implementação da Lei Geral, já que alguns municípios se encontravam em uma fase avançada de atuação e outros ainda iniciando essa implantação”, explicou secretário municipal de Gestão Patrimonial Tiago Luiz Pecly Bueno.
Com previsão de ser inaugurada no próximo dia 25 de abril, no prédio da prefeitura, a Sala do Empreendedor, por exemplo, deverá atender a população da cidade com um leque de oportunidades. “Nossa meta é fazer com que a Sala seja reconhecida como referência para os empresários e conseqüentemente também para os gestores, atuando ativamente na orientação, capacitação, monitoramento e acompanhamento dos negócios locais”, comentou Tiago.
Objetivos considerados como o fortalecimento e empoderamento dos Agentes de Desenvolvimento, com capacitações periódicas e demonstração cada vez maior dos resultados de sua atuação para a região, melhor definição e execução dos processos internos da Rede, aprimorando as condições de operacionalização foram apresentados no encontro.
Um dos trabalhos das redes de agentes de desenvolvimento da região serrana tem sido fazer com que as Salas do Empreendedor da Região sejam reconhecidas como referência para os empresários e gestores, atuando ativamente na orientação, capacitação, monitoramento e acompanhamento dos negócios locais.