De acordo com o secretário da pasta, Demian Lannes, a organização da Sala de Recursos Multifuncional terá como proposta oficial enfatizar o trabalho docente frente às necessidades educacionais dos alunos com necessidades educacionais especiais ou transtornos globais. “Em Trajano de Moraes, esse espaço reservado já está pronto. É mais um sonho que vejo ser realizado de forma a ajudar muito o aluno e principalmente os responsáveis. Estamos felizes por esse momento”, disse.
O encontro serviu ainda para apresentar as funções que serão executadas na sala, e consequentemente a aplicação de outras. “Conversamos também sobre a reabertura das aulas presenciais, distribuição dos Kits Alimentação, entre outros. Sobre a Sala de Recursos Multifuncional, o objetivo do espaço é proporcionar melhores condições de acesso, participação e aprendizagem a crianças e jovens que tenham algum tipo de deficiência ou transtorno global de desenvolvimento. Temos certeza que será um espaço de total acolhimento”, destacou o prefeito Rodrigo Viana.
O chefe do executivo, afirmou que a sala deverá começar os atendimentos em breve. “Ela está sendo toda equipada com itens de informática, materiais pedagógicos e de acessibilidade para atendimento. A implantação foi feita pela Secretaria Municipal de Educação e o local escolhido foi a Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins. Essa será a primeira de outras que a gestão pública municipal pretende criar no município.
Será um espaço dotado de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos pedagógicos para ofertar em Trajano um atendimento ao aluno com necessidades educacionais especiais que esteja matriculado na rede regular de ensino do município. “Nesta sala o profissional de educação proverá de condições de acesso a uma participação e aprendizagem deste aluno com necessidades educacionais especiais ou transtorno globais, altas habilidades e demais deficiências além de ter nesta sala”, concluiu o prefeito Rodrigo Viana.