MUNICÍPIO DE TRAJANO DE MORAES ADQUIRE CASTRAMÓVEL PARA O CONTROLE DE CÃES E GATOS

O médico veterinário e coordenador de Vigilância em Saúde de Trajano de Moraes, Saulo Roberto Rodrigues Pacheco, está com os serviços de atendimento animal a todo vapor. É que a gestão pública municipal adquiriu recentemente um castramóvel. O veículo é considerado um marco nas ações em prol da causa animal. De acordo com o prefeito Rodrigo Viana, ele percorrerá as regiões de Trajano para dar continuidade às ações de controle da população de cães e gatos.

De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde, Saulo Roberto Rodrigues Pacheco a unidade móvel de castração possui mesas cirúrgicas, unidades de repouso dos animais, pias para higienização, mesa para anestesia e balanças para pesagem dos animais, geladeira e também banheiro. O veículo foi adquirido com verba parlamentar. O trabalho de castrações será desenvolvido pela Vigilância em Saúde – que é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde.

“O veículo, que visa atender a Unidade de Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, tem como finalidade a realização de cirurgias para o controle de natalidade da população de cães e gatos. O castramóvel terá corpo médico, medicamentos e insumos para os procedimentos. Oferecendo castração gratuitamente, nós estamos também com o projeto para pôr em prática contra o abandono de animais”, acrescentou.

A iniciativa vai permitir ampliar o trabalho e as políticas públicas de proteção animal da Prefeitura de Trajano de Moraes com base na lei federal 13.426/2017 que incentiva esse tipo de prática para proteção dos animais e controle de crias. “Sabemos que esse serviço é fundamental para a população e, principalmente, para os animais. Um ponto importante para o sucesso da proteção animal na cidade é o controle populacional de cães e gatos através da castração”, pontuou prefeito Rodrigo Viana.

Além do trabalho de controle populacional através das castrações, o veículo será também uma unidade de educação sobre proteção animal. Serão ofertadas ainda através dos profissionais engajados nesse controle, conscientização sobre o tema onde o veículo estiver. A educação somada a castração são os eixos principais para um desenvolvimento de políticas públicas sólidas de proteção animal”, concluiu o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/municipio-de-trajano-de-moraes-adquire-castramovel-para-o-controle-da-populacao-de-caes-e-gatos/