O superintendente do Inea, Renato José de Almeida, o chefe de fiscalização, Clayton Ferraz e o de licenciamento David Basílio colocaram os serviços da instituição à disposição da prefeitura. “Esse contato é importante para o crescimento de nossa cidade. Trabalhos com o objetivo de fazer valer as necessidades de Trajano de Moraes, e desta forma oferecer mais qualidade de vida a população”, avaliou a secretária Juju Grativol.
Outro assunto apresentado durante a visita da equipe técnica do Inea, foi com relação à conservação da natureza. “Trabalhamos para incentivar atividades ambientalmente sustentáveis. Esse e tantas outras, são desafios que se apresentam diariamente desafios à gestão pública. Trabalhamos para também divulgar iniciativas de boas práticas ambientais que possam servir de exemplo e estímulo a outros municípios. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Trajano, está pautada nessa responsabilidade”, comentou o subsecretário, Willian Castelani Ávila.
O Inea é considerado pela gestão pública, uma instituição importante nas ações municipais. “Os profissionais orientam e fazem agir um conjunto de normas de conduta que, manifestadas na missão, visam oferecer mais valores. Desta forma o Instituto determina o comportamento funcional. Nossa cidade fica muito mais protegida e automaticamente conservada no quesito patrimônio ambiental”, exemplifica.
Atualmente o Inea é gestor ambiental de referência, exercendo um papel estratégico na agenda de desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, com quadro funcional qualificado e valorizado, credibilidade e atuação descentralizada.