Para fazer o cadastramento, o responsável familiar deve ter mais de 16 anos. Não é preciso que ele seja beneficiário direto do BPC, basta morar na mesma casa em que vive o beneficiário e dividir as responsabilidades com despesas e renda. “Os beneficiários que recebem e ainda não têm Cadastro Único deverão comparecer em um dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, munidos dos documentos de todos que residem com o idoso, ou seja, o CPF é imprescindível, identidade, comprovante de residência”, explicou.
A inscrição no Cadastro Único também permite que o beneficiário tenha acesso a outros programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e a Carteira do Idoso, entre outros. “Famílias de beneficiários do BPC já inscritas no Cadastro Único devem atualizar dados sempre que houver modificações, como mudança de endereço, alteração na composição familiar, ou, ainda, no prazo máximo de até dois anos”, destacou Juliana.
Ele acrescentou ainda que a desatualização do cadastro poderá levar à suspensão do benefício. “O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou ao cidadão com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas”, concluiu a secretária.
ENDEREÇO DOS CRAS EM TRAJANO:
** CRAS Trajano (Sede) – Rua Dr. José de Moraes, nº05 – Bairro Brasília
De 08:00 às 16:30 horas – segunda, terça, quarta e sexta-feira
** CRAS Visconde – Rua Jugurta Tupinambá, s/nº – Subida do Pinheiro
De: 08:00 às 12:00 horas – De segunda à sexta-feira