O dia 1º de fevereiro será o Dia D de vacinação contra o sarampo em Trajano de Moraes e nos distritos. Devido ao recente aumento no número de casos da doença no país, a Secretaria Municipal de Saúde do município decidiu a pedido do prefeito Rodrigo Viana reforçar a imunização da população trajanense, com aplicação de vacinas das 8h às 17h.
Segundo o secretário da pasta Lucas Esteves, o foco da campanha vai das crianças a partir de 6 meses aos adultos com 59 anos, que podem não ter sido corretamente imunizados na infância. Crianças que não estiverem com o calendário de vacinação em dia também devem ser levadas aos postos. Vale lembrar que o sarampo acomete pessoas de qualquer idade que não tenham sido vacinadas.
Qualquer pessoa que tenha sarampo deve ficar em isolamento domiciliar por sete dias após o surgimento das manchas vermelhas no corpo. As contraindicações à administração da vacina contra o sarampo são: indivíduos com histórico de hipersensibilidade grave conhecida a algum componente da vacina (anafilaxia), imunodeficiência e gestantes. Em caso de dúvidas sobre a vacinação é importante procurar uma unidade municipal de saúde. Deve-se também levar a Caderneta de Vacinação para que seja avaliada.