Em razão das chuvas fortes que fecham o verão neste mês de março, a Prefeitura de Trajano de Moraes, intensificou a pedido do prefeito Rodrigo Viana e do vice Matias Mendes, o trabalho de limpeza das encostas dos morros para maior segurança dos moradores. A ação que acontece no Centro da cidade, por exemplo, está sendo coordenada pela Defesa Civil Municipal. A Rua Coronel Alfredo, também chamada de Rua de Cima, e a Rua Feliciano Sodré foram as primeiras a receber a ação.
O serviço conta também o apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, na retirada dos resíduos como galhos e folhas. “Esse trabalho é totalmente preventivo. É gerenciado pela Defesa Civil por conta dos profissionais entenderem bem de assuntos relacionados a encostas. A ação beneficiará dezenas de pessoas que vivem próximo ao local, e ou passam a pé. A equipe fez a retirada dos galhos e o acerto das vias. Quero agradecer o empenho de toda equipe”, disse o prefeito Rodrigo Viana.
A iniciativa gera ainda mais comodidade e segurança para quem usa a via diariamente. O secretário municipal de Defesa Civil, Egmar Pecly Neto, destaca que o trabalho de limpeza preventiva das encostas é realizado durante todo o ano. Ele orienta a população a manter a área sempre limpa. “É fundamental que a população colabore e não jogue entulhos e resíduos nas encostas. Esse tipo de comportamento atrapalha o trabalho dos Agentes. Na dúvida procure a base da Defesa Civil na Rua João Guimarães – próximo ao Estádio Municipal Francisco Limongi”, solicitou Neto.
E de olho nas chamadas águas de março fechando o verão, é que a Defesa Civil trabalha diariamente em estado de atenção. “Com a chegada do período chuvoso, é importante que a população fique atenta às situações de risco causadas pelo mau tempo, além de praticar algumas ações preventivas. Por isso, a Defesa Civil está sempre fazendo através das redes sociais e do site oficial da prefeitura algumas recomendações para evitar transtornos”, acrescentou o secretário.
Preventivamente, a Defesa Civil mantém em alerta as equipes de pronta resposta equipadas para atuar assim que acionadas, caso necessário. “Entre as principais dicas para a população, é importante que todos estejam atentos em relação ao lixo. Além de serem grandes criadouros do mosquito da dengue e outros vetores, o lixo colocado ou descartado em lugares impróprios pode comprometer o escoamento da água da chuva, entupindo bueiros e causando danos maiores”, orientou ele.