A Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ) promoveu, no domingo (1), a “Segunda Seletiva Estadual de Karatê” na Arena Carioca 1 do Parque Olímpico da Barra, na capital fluminense. A competição foi realizada das 9h às 19h, e reuniu grandes nomes do esporte. Também participou da seletiva o trajanense Matheus Rocha, de apenas 9 anos. Ele levou para casa nada mais nada menos que duas medalhas de ouro.
O pequeno atleta tem o apoio e incentivo da prefeitura de Trajano de Moraes, através da coordenação de esportes. “Ele estreou sua nova categoria Sub 12 (10/11 anos de idade), carimbando o seu passaporte para o Campeonato Brasileiro de Karate Olímpico 2018, ao ser Campeão na II Seletiva Estadual. Após quatro emocionantes confrontos (1° = 5×0 – 2°=5×0; 3°= 4×1, 4° = final 3×2). Ele agora passa a ser o número 1 – no Ranking Estadual na modalidade de Kata (luta imaginaria) na Categoria sub 12 (10/11 anos de idade) faixa Branca / Verde. Parabéns Mathues”, comentou o coordenador de Esportes Alex Pinheiro.
De acordo com o presidente da federação, Juarez Silva Dos Santos, a ideia da seletiva é ‘peneirar’ os melhores atletas para integrar a Seleção Estadual do Rio de Janeiro, dentro do número de vagas disponíveis para cada categoria. Em preparação para o Campeonato Brasileiro de Karatê, a federação promove o evento para garantir mais competitividade aos atletas locais.
“A gente está fazendo essa seletiva no Rio porque para chegar no [Campeonato] Brasileiro de 2018, são cinco seletivas, e essa é uma delas. Como temos muitos jovens provenientes de projetos sociais no Rio, levá-los para seletivas fora do estado seria mais difícil”, explicou Juarez Silva.
Para competir na seletiva, o atleta precisa fazer inscrição por meio do site da federação (www.fkerj.org). O evento vai premiar os três melhores atletas, além das três entidades mais bem colocadas nessa seletiva. Presidente da Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO), Paulo Márcio Dias Mello, esclarece que além de promover o esporte no alto rendimento, essa é uma oportunidade de integrar crianças e jovens de baixa renda.
“Participar de seletivas desse tipo, permite a essas crianças carentes um contato maior com o esporte, inclusive com os melhores atletas do Rio de Janeiro”, lembrou Dias Mello. Entidade responsável pelos eventos da modalidade no estado, a FKERJ faz parte do Sistema Nacional do Esporte.