TRAJANO PARTICIPA DE CURSO SOBRE GESTÃO PÚBLICA EMPREENDEDORA EM FRIBURGO

A Gestão Pública do Brasil esta passando por um momento de transformação, impulsionada pelo esgotamento de modelo vigente e crescente, com a necessidade de modernização e reinvenção em seu modo de agir e pensar. De olho nessa mudança clara e objetiva, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Claudio Moraes participou ao lado de outros gestores na cidade de Nova Friburgo, do curso sobre Gestão Pública Empreendedora.

O curso mostrou aos participantes a necessidade do empreendedorismo na administração pública. Vários temas foram debatidos. Entre eles, Estratégia como tendências globais para a promoção de um ambiente de mudanças, com ênfase no crescimento, inovação e desenvolvimento de lideranças.

Outro assunto em pauta foi a resiliência econômica e inteligência fiscal. “Aprendemos muito neste curso. Trajano com certeza saberá muito mais a partir de agora sobre o assunto desenvolvimento das cidades de forma consistente em meio a mudanças de conjunturas e do sistema econômico”, explicou o secretário. A gestão pública empreendedora. Esse foi o tema chefe do curso. “Aprendemos nessa pauta focar na melhoria de processos, políticas com pré-empreendedorismo e com aumento de capacidade”, acrescentou.

De acordo com Cláudio Moraes, é preciso que a gestão pública atue de forma a demonstrar como o empreendedorismo pode mudar a gestão dos órgãos públicos trazendo recursos próprios. “Podemos definir o empreendedorismo como uma forma de inovação, uma possível oportunidade para mudar idéias transformá-las. Este termo empreendedorismo esta muito presente em órgãos privados porem há uma tendência a estar cada vez mais inserido nos órgãos públicos”, disse Cláudio.

Atualmente o governo empreendedor tem seu foco no cidadão diferente do modelo burocrático utilizado anteriormente nos órgãos públicos onde apenas eram normas e regras. Desta forma o trabalho tem o objetivo de abordar o quão é importante o empreendedorismo no setor publico como uma forma de gestão publica.

Sendo utilizado como gestão estratégica pode ser de grande valia para mudanças nesta administração tão desvalorizada à gestão publica. “Sendo assim o empreendedorismo seria uma forma de criar e desenvolver planos e projetos utilizando recursos disponíveis transformando em crescimento e desenvolvimento econômico”, destacou.

O empreendedor deve ser visionário, perceber os acontecimentos com antecedência, superando desafios tendo iniciativa buscando soluções de problemas transformando idéias em soluções. No Brasil o termo surgiu com a criação do Órgão Sebrae que estimula o empreendedorismo nas empresas. Termo que após 1990 se tornou mais presente devido a criação do programa Brasil Empreendedor, do Governo Federal, o avança Brasil com a gestão publica de empreendedores.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-participa-de-curso-sobre-gestao-publica-empreendedora-em-friburgo/