ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DOS DISTRITOS DE TRAJANO FAZEM BONITO NO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

POR DOUGLAS SMMITHY

Após dois anos vetados em razão das medidas restritivas adotadas para conter a disseminação do coronavírus, o desfile cívico nos distritos de Trajano de Moraes em comemoração ao Dia da Independência atraiu um público estimado às ruas. No segundo distrito, Visconde de Imbé, o desfile aconteceu na parte da tarde e levou às ruas o tema ‘A nossa missão é educar para a vida, para a liberdade e a cidadania’. Em Barra dos Passos, a Escola Honestalda de Moraes Martins, levou o tema ‘A Independência se constrói a cada dia com o nosso comprometimento por um Brasil melhor’. Alunos e professores fizeram o ato cívico no pátio da escola.

Já na Fazenda do Buraco em Lagoinha, professores e alunos desfilaram com o tema ‘A Independência do Brasil e construída a cada dia com nosso compromisso por uma educação melhor e mais igualitária’. Na Escola Municipalizada Doutor Elias, no 3º distrito, os alunos desfilaram pela Rua da Assembléia de Deus com o tema ‘A Independência de uma Nação é construída com comprometimento por uma educação melhor’.  Os alunos desfilaram em forma de pelotão levando ainda uma faixa com a frase ‘…E diga o verde louro desta flâmula, paz no futuro e glória no passado…’, em alusão uma estrofe do hino nacional.

Ainda no 3º distrito, a Escola Municipalizada em Serra das Almas, apresentou na rua principal, o desfile com o tema ‘200 anos de Independência: Lições da história para a construção do amanhã’. Na Escola Municipalizada Ponte de Zinco, os alunos fizeram o ato na frente da Unidade de Ensino, e apresentaram o tema ‘A Independência do Brasil é construída a cada dia com nosso compromisso por uma educação melhor e mais igualitária’. A faixa com a frase ganhou destaque nas mãos dos alunos.

Ainda na região do 4º distrito em Tirol, a direção da Escola Municipalizada Fazenda do Tirol apresentou na frente da unidade o tema ‘A Independência do Brasil é construída a cada dia com compromisso de cada um de nós brasileiros’. Já Escola Municipalizada Maria Mendonça, fez na quadra uma alusão a data comemorativa, com a frase ‘Independência: o primeiro passo para a liberdade’.

Na Escola Municipalizada Ponte Nova, os alunos e professores apresentaram a frase ‘A Independência se constrói a cada dia com nosso comprometimentos por um Brasil Melhor’. Na Escola Doutor José de Moraes Souza, os alunos apresentaram na Unidade de Ensino, a frase ‘A Independência de um povo depende de suas atitudes’. Já no 5º distrito, na Escola Monclar Gomes Filhos, em Sodrelândia, os alunos desfilaram na Rua Doutor Feliciano Sodré, com o tema ‘A Independência se constrói a cada dia com nosso comprometimentos por um Brasil Melhor’.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/escolas-da-rede-municipal-de-ensino-dos-distritos-de-trajano-fazem-bonito-no-bicentenario-da-independencia/