ASSISTÊNCIA SOCIAL E DEFESA CIVIL VISITAM ÁREAS DE RISCOS PARA AVALIAR SITUAÇÃO DAS FAMÍLIAS

A chuva foi intensa! O dia de sábado (8), foi grande para os profissionais que estiveram em campo visitando as casas atingidas. Desde as primeiras horas da manhã, a equipe da secretaria de Assistência Social e os Agentes de Defesa Civil, estão realizando um trabalho de monitoramento dos locais considerados de riscos no município. As equipes orientaram as famílias a ficar sempre em alerta, em caso de chuvas muito fortes. O prefeito Rodrigo Viana e o vice Matias Mendes, também auxiliaram as famílias.

“O volume de chuva foi acima do esperado para o período. E por conta de acrescimento, a chuva que caiu em Visconde de Imbé, trouxe sérios problemas. E, para dar apoio a estas famílias, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Visconde), tem realizado uma força-tarefa com profissionais. Orientamos as famílias a sair das casas em casos de perigo”, comentou a secretária municipal de Assistência Social, Juliana Esteves Viana.

A gestão pública municipal, vai atender as famílias atingidas com o aluguel social, entre outros. A triagem faz perguntas e verifica o estado das residências para ver a probabilidade de riscos. As famílias detectadas pelas assistentes sociais que estavam em situação de vulnerabilidade devem receber benefícios eventuais. O Principal objetivo desta ação é minimizar os danos ocasionados e o provimento das necessidades verificadas as famílias afetadas.

“Cabe destacar que a atuação da assistência social tem caráter continuado, sendo executada através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que consiste no trabalho social preventivo e de enfrentamento de situação de risco, entre outros programas e serviços que são ofertados para a população”, concluiu.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/assistencia-social-e-defesa-civil-visitam-areas-de-riscos-para-avaliar-situacao-das-familias/