O polo Cederj Nova Friburgo, na Região Serrana do Estado, recebeu pelo sétimo ano consecutivo, a Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana (EtarSerra). O evento foi organizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com o Instituto Politécnico do Estado do Rio de Janeiro, vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ/UERJ), e Cefet, instituições que pertencem ao Consórcio Cederj. O secretário municipal do Meio Ambiente, Murilo Portugal representou o prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana no evento.
A solenidade também contou com o apoio do Instituto Fernandes Figueira (IFF), das universidades Estácio de Sá e Cândido Mendes, e da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior de Nova Friburgo. A EtarSerra teve como objetivo ser um espaço plural, que oportuniza a troca de conhecimento e experiência entre os participantes, em diversas áreas. O intuito foi contribuir, de forma solidária e gratuita, para o desenvolvimento regional.
A cerimônia de abertura aconteceu no dia 22 de Outubro (terça-feira), às 19h, com uma palestra sobre recursos energéticos e desenvolvimento, no Teatro Municipal de Nova Friburgo. Nos dias 23 e 24 (quarta e quinta-feira, respectivamente), a programação contou com exposições, conferências, sessões de comunicação oral, sessões literárias, oficinas e mesas redondas, entre 8h30 e 20h30min. A cerimônia de encerramento começou às 18h30, com uma Mostra Cultural, na Praça Demerval Barbosa Moreira.
No dia 25 de Outubro (sexta-feira), aconteceu a 1ª Multifeira de Ciências, Inovações e Tecnologias da Região Serrana (MuCIT), no Ginásio do Instituto de Educação de Nova Friburgo (IENF), às 13h. “Quero parabenizar a organização pelo evento, pois foi importante para verificarmos e tomarmos conhecimento da importância do mesmo para sociedade num todo”, disse Murilo Portugal.
.