De 22 a 25 de agosto, no Armazém 2 do Píer Mauá, vai acontecer o maior evento de turismo do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se do Salão Estadual do Turismo que vai aproximar o público dos atrativos turísticos das cidades do interior. O secretário municipal de Trajano de Moraes, Tiago Pecly, estará presente no evento representando o município e a pessoa do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz. De acordo com a organização do evento, cerca de 30 mil pessoas terão a oportunidade de conhecer o artesanato, produtos típicos, dança, música e muito mais, das cidades fluminenses.
Até o momento 64 municípios já confirmaram presença neste grande encontro de turismo. Atualmente Trajano de Moraes, tem sido engajado na rota de turismo do Estado. A ação provém de um trabalho árduo da gestão pública municipal e da equipe da Secretária Municipal de Turismo do município. “Pretendemos com isso alavancar de forma sustentável o turismo em nossa cidade, visto que temos muita coisa a oferecer a população e visitantes. Somos na região um dos municípios que mais atrativos turísticos têm”, afirmou Tiago Pecly.
Em nota divulgada no site oficial do governo, Otavio Leite, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, ressaltou que a região num todo é ampla e pródiga em grandes possibilidades de se fazer turismo. “Tenho certeza que o evento vai ser sensacional. E eu destaco que, aqueles que atuam profissionalmente no turismo, como empresários, agentes, receptivos, enfim, todos que fazem do turismo o seu meio de vida profissional, terão a oportunidade de, no salão de turismo, fazer contatos, vender produtos e se articular. Nós queremos que mais pessoas circulem no Rio de Janeiro, que tem 92 cidades maravilhosas”, disse.
O evento contará com área de encantamento, onde os visitantes poderão conhecer os atrativos turísticos do estado; balcões das regiões turísticas em que o público poderá conhecer mais detalhes dos destinos; local para comercialização, onde estarão empresários do turismo e artesões; no auditório acontecerá o “núcleo do conhecimento”, onde haverá um ciclo de palestras durante os quatro dias de evento. No palco acontecerão as apresentações culturais e no telão de led serão exibidos vídeos e fotos das cidades do interior.
No “Espaço do Conhecimento”, entre os assuntos que serão abordados, estão: “Marketing de Conteúdo Aplicado ao Turismo”, “Tendências de mercado no setor de Turismo” e “Airbnb x Hotelaria Tradicional”. Serão apresentados, ainda, painéis sobre turismo étnico ecológico, turismo de experiência e turismo ecológico. O tema “Turismo, cidade e mobilidade: um olhar sobre o Rio de Janeiro” discutirá as recentes mudanças de infraestrutura e mobilidade no Rio de Janeiro e alguns dos efeitos para moradores e turistas.
Entre as apresentações culturais já programadas estão à bateria da Beija Flor, representando Nilópolis; Forró Pé de Serra, de Miguel Pereira; Orquestra de jazz, de Barra Mansa; Canarinhos de Petrópolis; Capoeira de Valença, Jongo de Mangaratiba; e dança alemã de Nova Friburgo. Essas atrações se apresentarão no palco em dias e horários determinados.
O Salão, que conta com o apoio da Fecomércio, Sesc e Senac, tem como público alvo profissionais do setor, jornalistas especializados no segmento, estudantes, turistas e a população em geral. A estrutura montada para o evento ocupará uma área de 3.500 m2 e a entrada é gratuita.