VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA JÁ IMUNIZOU MAIS DE TRÊS MIL ANIMAIS EM TRAJANO E DISTRITOS

A Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos começou na área rural e chegou até o Centro de Trajano de Moraes, e esta sendo considerada pelos organizadores como um sucesso. Até o Dia D, que aconteceu em 7 de outubro, mais de três mil animais foram vacinados. Segundo o Coordenador da Vigilância Sanitária Saulo Pacheco, 2.725 cães e 347 gatos receberam a imunização. Os locais foram mapeados para abranger todos os bairros, distritos e comunidades da cidade.

A estimativa é vacinar mais animais cães e gatos. Para garantir a dose, o dono do animal precisa levar o bicho de estimação até os profissionais. Saulo Pacheco reforçou algumas dicas para que a imunização dos animais seja feita com segurança. “É importante que os proprietários levem os cachorros nas coleiras. O ideal é que os gatos estejam envolvidos em toalhas ou em materiais adequados para proteção. É uma maneira de manter a segurança dos donos dos animais e dos vacinadores”, explicou.

Devem receber a dose da vacina os cães e gatos com mais de três meses de vida. “Já os animais que estiverem doentes ou no período de gestação e lactação não devem ser imunizados neste período. O proprietário do animal que não puder receber a dose nesta etapa da campanha procurar a Vigilância Sanitária de Trajano para aplicação quando estiver saudável ou após o desmame dos filhotes”, disse.

A raiva é uma doença de origem animal, perigosa para os humanos. Os cães e gatos infectados pelo vírus transmissor da raiva apresentam agressividade repentina, dificuldade em engolir alimentos e ingerir água, em alguns casos paralisia muscular, pois é causada por um vírus que compromete o Sistema Nervoso Central.

Por se tratar de uma doença que não tem cura, a morte do animal acontece, em média, de cinco até sete dias após as manifestações dos sintomas. A raiva é transmitida por lambeduras, mordeduras, arranhaduras e secreções dos animais contaminados.

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/vacinacao-antirrabica-ja-imunizou-mais-de-tres-mil-animais-em-trajano-e-distritos/

Pular para o conteúdo